sábado, 20 de junho de 2009

Testemunho

O ambiente está muito interessante.
O dia foi intenso, as formações foram elogiadas e, ao que parece, ninguém deu o tempo aqui passado como perdido.

Foram apresentados sete ateliês muito interessantes.
Nuno Cardoso falou, para todos, sobre o que é SER PEDAGÓGICO. Trata-se de uma questão central a este iPE. Houve uma vontade forte de este fim-de-semana servir como ponto de formação pessoal forte aos pedagógicos participantes.

António Theriaga falou de gestão da mudança, Helena Leite de Gestão de Equipas e Rui Francês de gestão de tempo. Da parte da tarde, Nuno Vieira falou de gestão de equipas regionais, Nuno Canilho de Comunicação e Mário Correia de Novas tecnologias aplicadas ao escutismo. Foram todos elogiados.

Durante a tarde houve tempo de 'bater puro e duro' na monitorização da fase piloto dos agrupamentos. Com momentos de debate muito interessante e elucidativo, que foram acompanhados por três twitters residentes.

Também a Eucaristia foi bastante iPE. O Padre Nuno Santos presidiu a uma celebração com explicações interessantes de momentos importantes, numa cerimónia em que participaram, também, os exploradores do Agrupamento 5-Ronfe, do núcleo de Guimarães, região de Braga.

À noite, depois de um repasto merecido, prosseguiram os trabalhos com uma fase de esclarecimento de dúvidas dos tutores monitores relativamente ao RAP. Momentos de partilha, momentos de mais debate, de identificação de sinais de esperança, de mais cuidado e expectativas futuras.

Antes da oração da noite houve tempo para ler o testemunho de Radu Stinghe, director do Programa Educativo do Bureu Mundial, e de Mary Nugent, da associação escutista irlandesa, a propósto de experiências de implementação do RAP.

A malta está a degustar em ceia regional e a itertuliar RAP.

Até amanhã, de Deus quiser!

Não esquecer de seguir o iPE no twitter, em http://twitter.com/ipe_cne

e as fotos do João, aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário